quinta-feira, 30 de maio de 2019

Coordenadora de saúde em Fernando Pedroza fala sobre medidas que serão tomadas sobre cães soltos em via pública.


A coordenadora em saúde de Fernando Pedroza,Iranir linhares vem através da fm cidade 104,9  informar a população pedrozense, sobre cães soltos em via pública em nosso município. Irani lembra que a atual gestão municipal iniciou fazendo o trabalho de recolhimento de tais animais soltos e encaminhando para uma ONG por nome de Lar dos Cães na cidade de Mossoró, segundo informações atualmente esse local não recebe mais cães devido sua superlotação.

Com a parada do recolhimento dos cães hoje o que podemos observar que alguns donos desses animais estão soltando seus animais em via pública sem nenhuma punição.


A coordenadora de saúde, Iranir detalha algumas orientações :

Os cães soltos que tenham responsáveis solicitamos que prendam em seus muros, bem alimentados e vacinados, pois os donos que não se comportarem com essas orientações serão encaminhados até o ministério público e responderão perante ao órgão judicial.

 

Animais soltos com sinais de câncer, calazar ou outra doença pedimos que seu dono levem o mesmo até um veterinário para diagnosticar a enfermidade e procure cuidar desse animal.Sendo detectado o calazar ou câncer no cão, o responsável pode procurar o setor de vigilância sanitária na sede da secretaria municipal de saúde com o diagnostico do animal que faremos a eutanásia.


Vale lembrar que o nosso município pertence a 2ª URSAP em Mossoró e segundo as informações no momento não dispões do material do teste rápido de calazar para nos ofertar.


Outra orientação, se você tá se sentindo prejudicado pegue o nome do dono do cão solto em via pública e faça sua DENÚNCIA ANÔNIMA no setor de vigilância sanitária, onde encaminharemos de forma sigilosa o caso até a promotoria onde medidas cabíveis serão tomadas pela justiça.


Como coordenadora em saúde do município de Fernando Pedroza, estamos fazendo o possível dentro de nossa realidade para resolver essa incomoda situação. Que a população faça sua parte não só use as redes sociais para criticar mais nos ajude a identificar os possíveis responsáveis pelos cães soltos em via pública, finaliza Iranir Linhares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário