terça-feira, 26 de novembro de 2019

Fernando Pedroza. População Masculina participa ativamente da palestra sobre o câncer de próstata.

Mais uma vez, uma, a Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Pedroza, através da responsável pela pasta Rosane Ribeiro,realizou dentro da Campanha Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem, uma importante palestra sobre o câncer de próstata. 

A ação na área de saúde,aconteceu na manhã desta terça feira 26, na Câmara de Vereadores do município, onde contou com a presença maciça da população masculina pedrozense...

Várias autoridades do município se fizeram presente ao evento como; os profissionais da saúde, vereadores Francisco Kleiber, Edson Faustino e Magnos Paulo, a prefeita Sandra Jaqueline, secretária de saúde, Rosane Ribeiro, Ivis de Carvalho (bioquimico), além do palestrante do dia, o médico urologista Hiran Paiva.

Na ocasião o médico palestrante Dr. Hiran Paiva, alertou os homens e a sociedade pedrozense, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Os profissionais da saúde aproveitaram o momento para promover diversas ações em prol da saúde do homem, como a realização de teste rápidos de HIV num total de 36, em seguida foram entregues 105 exames de PSA, sendo que deste 25 passarão por uma nova avaliação médica.

A secretária de saúde, Rosane Ribeiro na sua fala agradeceu a vinda do Dr. Hiran Paiva pela condução da palestra e parabenizou a população masculina que participou em bom número nessa importante ação. Os homens também podem procurar a unidade para receber orientações sobre os fatores de risco para o câncer de próstata e as indicações para a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata finaliza Rosane.

No final do evento a prefeita Sandra, ressaltou que o Novembro Azul é fundamental para a conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde. “Sabemos que os homens, em via de regra, buscam menos atendimento assistencial do que as mulheres, por isso a importância da campanha. A prevenção ao câncer de próstata, ainda é um tabu entre os homens, pois muitos deixam de fazer a prevenção por desinformação, e o diagnóstico precoce e um tratamento adequado eleva as chances de cura”, disse a prefeita Sandra .

Por fim foi servido no encerramento da palestra um saboroso lanche com os homens presentes...

Essa foi mais uma importante ação em favor da saúde do homem realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza, Gestão Sandra Jaqueline.





Nenhum comentário:

Postar um comentário