terça-feira, 20 de julho de 2021

Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) emite nota de esclarecimento sobre o ocorrido da morte de paciente.

A Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer sobre o óbito da senhora Lidiane Regina Dantas, 31 anos, após a mesma ter procurado atendimento médico no Centro de Saúde Dra. Fátima Salviano, no centro desta municipalidade, na última sexta-feira, 16 de julho de 2021.

Primeiramente, lamentamos o falecimento da paciente e conterrânea pedrozense em questão, nos solidarizamos junto aos seus familiares e amigos, porém, informamos que não houve nenhuma negligência por parte do profissional médico e da equipe de enfermagem plantonistas do Centro de Saúde deste município.

– Esclarecemos que em nenhum momento, o Centro de Saúde Dra. Fátima Salviano, foi omisso em socorrer a paciente. No caso da senhora em questão foi realizado o trâmite previsto: ao dar entrada na unidade de saúde, a paciente teve o acolhimento efetuado pela equipe de enfermagem que fez várias perguntas sobre qual era a queixa e situação da paciente.

– Após ouvir o relato, a equipe encaminhou a paciente para os procedimentos médicos sob os cuidados do respeitado profissional, Dr. Pablo de Sousa Martins, médico plantonista especializado nas áreas de: Urgência e Emergência; Sala Vermelha; e Médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que conta também com um vasto currículo e cursos direcionados à prática médica realizados nas áreas de:

 1.ACLS (SUPORTE DE VIDA AVANÇADO CARDIOVASCULAR);

2.ATLS ( SUPORTE DE VIDA AVANÇADO NO TRAUMA);

3.VIA AÉREA DIFÍCIL e VENTILAÇÃO MEC NICA;

4. PROCEDIMENTOS MÉDICOS.

– Faz saber ainda que a paciente deu entrada na unidade hospitalar por volta das 23h10min queixando-se de dores de cabeça, acompanhada de episódios de vômitos, evoluindo o quadro de PCT, começou a convulsionar. A paciente, posteriormente foi medicada com o protocolo e ficou em observação médica, seguindo todos os protocolos de atendimento de estabilização para uma possível transferência. Mais uma vez a paciente teve seu quadro agravado com uma parada cardiorrespiratória, não resistindo e vindo a óbito, sendo atestado pelo médico plantonista do Centro de Saúde e socorrista do SAMU, Dr. Pablo Martins.

– Portanto, todos os procedimentos médicos foram realizados para a estabilização da paciente, bem como, para o seu salvamento. No mais, informamos que nossos profissionais plantonistas médicos, enfermeiros e técnicos são altamente capacitados e que fazem uso de suas profissões para sempre em primeiro lugar “salvar vidas”.

– A população pedrozense vem recebendo todo apoio e cuidado através das atuações desses competentes profissionais de saúde, nossos valentes trabalhadores não cansam de se doar, mesmo em meio a uma pandemia devastadora que assolou o mundo inteiro, eles são verdadeiros heróis, devendo ganhar mais importância, reconhecimento e respeito. São eles, os profissionais de saúde que sempre ajudaram a salvar vidas, atualmente, arriscando suas próprias vidas para continuar no exercício de suas tão nobres funções.

– Por fim, por falta de materialidade dos ataques sofridos, buscando manter a necessária integridade dos serviços ofertados relacionados à saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde repudia veementemente as informações falsas e levianas compartilhada por algumas pessoas e que usam de um momento de dor e luto para se aproveitarem para destilarem ódio e politicagem, sendo que os palanques políticos já foram desmontados há quase um ano.

 Fernando Pedroza (RN), 20 de julho de 2021.

Secretaria Municipal de Saúde. 

Prefeitura de Fernando Pedroza-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário